Logout     32 984910581     sac@riomx.com.br
0

Por que as meias de compressão são tão importantes?

As meias de compressão, ou Meias Antitrombo, são cada vez mais populares, principalmente entre pessoas que sofrem de problemas de circulação, como varizes, inchaços, ainda que sirvam também para:

  • Pessoas que ficam muito tempo em pé ou sentado durante o dia;
  • Longas viagens, rodoviárias ou aéreas;
  • Durante a gestação;
  • Em recuperação pós-cirúrgica;
  • Insuficiência venosa e até;
  • Durante e após a prática de esportes.

Mas como funcionam essas meias e quais são seus benefícios reais? Neste texto, vamos tentar explicar tudo o que você precisa saber sobre as meias de compressão.

Como funcionam as meias de compressão?

As meias de compressão agem diretamente sobre os vasos sanguíneos, comprimindo-os de dentro para fora, evitando que eles se dilatem. Esse processo faz com que o inchaço, a dor e a sensação de pernas pesadas diminuam através do estímulo do retorno venoso.

As varizes, principal manifestação da Doença Venosa Crônica, são dilatações e tortuosidades das veias que fazem saliência na pele. Estas veias dilatadas não conseguem levar o sangue de volta ao coração de forma eficiente. Ao usar meias de compressão, reduz-se o diâmetro da perna, melhorando a ação da musculatura e impulsiona o sangue para cima. 

Elas também são muito utilizadas após a realização do tratamento de escleroterapia, potencializando os efeitos do tratamento.

Quais são os tipos de meia de compressão?

As meias de compressão são classificadas pela pressão exercida em milímetros de mercúrio (mmHg), sendo de baixa, média e alta compressão. Para facilitar a compreensão, seguem os exemplos:

  • Esportivas: a compressão varia entre 15 e 20mmHg;
  • Terapêuticas: a compressão pode variar:

            20 e 30mmHg para quem tem varizes e não tem inchaço;

            30 e 40mmHg para quem tem inchaço, manchas de pele e até feridas;

  • Acima de 40mmHg para pessoas com problemas de circulação mais severos, com inchaços resistentes aos tratamentos como linfedema.

Prevenção de trombose venosa profunda para pacientes em internações hospitalares ou acamados. A compressão varia entre 15 e 20mmHg.

Lembrando que o melhor uso, ou seja, o correto e econômico, é aquele recomendado por um médico especializado em varizes. De nada adianta comprar por comprar ou escolher apenas pelo preço.

*O uso incorreto ou sem indicação médica pode causar problemas, como irritações na pele, desconforto ou até mesmo piora dos sintomas.

Quais são os benefícios de utilizar meias de compressão?

Agora, vamos falar sobre os principais benefícios de utilizar meias de compressão:

Melhora da circulação sanguínea;

Como mencionamos, a compressão causada pelas meias ajuda muito no bombeamento do sangue venoso, reduzindo o diâmetro da perna, melhorando o inchaço, a sensação de dor, peso e cansaço;

Prevenção da trombose;

Síndrome das pernas inquietas.

Além disso, as meias de compressão são úteis para quem passa muito tempo sentado ou em pé, como profissionais que trabalham em escritórios, motoristas profissionais (caminhoneiros, táxi ou Uber) e profissionais de saúde. Atividades que podem prejudicar a circulação sanguínea por levar a inchaços e dores nas pernas.

Outro grupo de pessoas que podem se beneficiar das meias de compressão são os atletas. As meias de compressão esportivas ajudam a melhorar a circulação sanguínea, aumentando o fluxo de oxigênio para os músculos, ajudando na recuperação após treinos intensos, redução das dores e prevenindo lesões.

No mercado, existem diversas marcas e modelos de meias de compressão como: Sigvaris e Jobst, cada uma com suas particularidades. É importante escolher um produto de qualidade, que atenda às necessidades específicas de cada pessoa e que tenha uma boa durabilidade.

Resumindo, as meias de compressão são uma opção segura e eficaz para o tratamento e prevenção de doenças vasculares, como varizes e trombose. Elas melhoram a circulação sanguínea, reduzem o inchaço e a dor nas pernas e podem ajudar a prevenir complicações.

 


TOPO